"Imagine fazer amizade com jovens do mundo inteiro. Imagine shows, catequeses, eventos culturais, conhecer grandes países e capitais. Imagine adorações, Missas, confissões, ver e ouvir o Papa e fazer uma inesquecível experiência com Jesus Cristo. Agora imagine milhões de jovens fazendo a mesma experiência que você. Isso existe? Sim, desde 1986 essa realidade vem atravessando gerações e fronteiras e reunindo jovens dos quatro cantos do planeta, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ)."
O maior evento jovem do mundo chega ao Brasil! Milhões de jovens reúnem-se em média, a cada dois anos para um encontro com o Papa, com a Igreja. Criada pelo Papa João Paulo II em 1985, a JMJ aconteceu pela primeira vez em 1986, em Roma, e desde então, congrega jovens católicos (e também não católicos) diante uma convocação do Santo Padre para peregrinarem a um determinado país e, ali, ter um encontro com Jesus Cristo como num grande cenáculo. Entre os dias 23 e 28 de julho de 2013 será a vez do Brasil, acolher esse único e indescritível encontro internacional.
O Beato João Paulo II em carta ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio, na ocasião do Seminário sobre as Jornadas Mundiais da Juventude organizado na Polônia, disse que “A esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo”.
Sempre com um diálogo aberto com os jovens, João Paulo II abriu as portas para a unidade da juventude católica, tornando-se admirado por ela, e reconhecido como o “Papa dos jovens”.
“Vós sois a esperança da Igreja, vós sois a minha esperança“
João Paulo II
A JMJ foi ganhando uma proporção maior a cada edição. Uma jornada especial foi a de Czestochowa em 1991, a primeira edição depois da queda do Muro de Berlim, na qual jovens vindos de dois blocos separados e hostis (oriente e ocidente) puderam, finalmente, celebrar de mãos dadas à fé em Jesus Cristo.
Em 2002 a JMJ aconteceu em Toronto – Canadá, a última jornada de João Paulo II. “Todos os anos o Papa dizia ‘vejo vocês em tal lugar (próximo país-sede)’ e, no final dessa JMJ, ele disse ‘Jesus espera vocês em Colônia – Alemanha’ (JMJ de 2005). O Papa sabia que ele não estaria em Colônia, acho que por causa da saúde dele”. Recorda Marcelo, emocionado.
A JMJ de Colônia em 2005 foi a primeira sob o comando do novo Pontífice: Bento XVI. Essa edição criou uma grande expectativa em muitos; mais de 2.5 milhões de jovens peregrinaram à cidade alemã para um encontro com o Papa alemão. “A primeira Jornada com dois Papas: um no céu e outro na terra”, falou Hugo Daniel.
A Igreja ao lado dos jovens, e a juventude mostrando-se comprometida com a Igreja. A Jornada Mundial da Juventude segue para a sua 27ª edição (em 2013 no Brasil), independente de "qual Papa" se encontra com os jovens, é sempre o sucessor de Pedro, a Pedra escolhida, que fortalece e leva milhões de jovens do mundo a viverem a fé em Jesus Cristo. BOTE FÉ JUVENTUDE!