segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Igreja não tem idade!


Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé

Foto: "Destrave"

Um milhão e meio de jovens reunidos em Madri, na Espanha, em torno de um homem de oitenta e quatro anos, Bento XVI, Sucessor de São Pedro, junto com cerca de oitocentos bispos, vindos de todo o planeta para a vigésima sexta Jornada Mundial da Juventude (JMJ), ideia nascida do coração apostólico do Beato João Paulo II, que até hoje atrai pessoas de todas as idades.

A Igreja não tem idade! Ela é casa aberta para todas as nações e gerações, mãe que acolhe em seu regaço as diversas situações humanas. Ela será sempre jovem, renovada e embelezada pelo seu Esposo, que é o Cristo. Velhice é o pecado, não o abençoado acúmulo de anos e de experiência. Olhando para esta multidão de jovens que acorreram a Madri, pensei nos resultados das anteriores Jornadas Mundiais da Juventude. Nossa geração ficou marcada por este compromisso periódico, agenda da Igreja para os jovens cristãos do mundo inteiro. Quantas vocações ao matrimônio, ao sacerdócio ou à vida religiosa nasceram delas! Como a Igreja tem mostrado seu rosto jovem para o mundo, pois continua e será sempre atual o chamado de Jesus Cristo a uma vida santa, na medida do Evangelho!

O lema da JMJ, cujo conteúdo foi desenvolvido em sua preparação e nas catequeses feitas por nós Bispos em Madri, veio do texto de São Paulo aos Colossenses: “Continuai enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Cf. Cl 2, 7). A carta, da qual é tirado este convite, foi escrita para responder a uma necessidade precisa dos cristãos de Colossos. Com efeito, aquela comunidade estava ameaçada pela influência de tendências culturais que afastavam os fiéis do Evangelho. O nosso contexto cultural tem muitas analogias com o tempo dos Colossenses. Há uma forte corrente de pensamento laicista que pretende marginalizar Deus da vida das pessoas e da sociedade, perspectivando e tentando criar um «paraíso» sem Ele. Mas a experiência ensina que o mundo sem Deus se torna um «inferno»: prevalecem os egoísmos, as divisões nas famílias, o ódio entre as pessoas e entre os povos, a falta de amor, de alegria e de esperança. Ao contrário, onde as pessoas e os povos acolhem a presença de Deus, O adoram na verdade e ouvem a Sua voz, constrói-se concretamente a civilização do amor, na qual todos são respeitados na sua dignidade, cresce a comunhão, com os frutos que ela dá (Cf. Mensagem do Papa Bento XVI para a XXVI Jornada Mundial da Juventude, 2-5).

Bento XVI trabalhou sua mensagem para a Jornada Mundial da Juventude em torno de três imagens: «enraizado» recorda a árvore e as raízes que a alimentam; «fundado» refere-se à construção de uma casa; «firme» evoca o crescimento da força física e moral. No texto original as três palavras, sob o ponto de vista gramatical, estão no passivo: isso significa que é o próprio Cristo quem toma a iniciativa de radicar, fundar e tornar firmes os que acreditam. No encontro com Cristo, a juventude do mundo, enraizada n'Ele e n'Ele alicerçada, encontra forças para permanecer firme na fé.

A experiência da JMJ nos remete à jovem de Nazaré, Maria, cuja Assunção do Céu nós celebramos. Ela foi saudada pelo anjo com uma expressão inusitada na Sagrada Escritura: “Ave, cheia de graça” (Cf. Lc 1, 28). É a inimizade com o pecado, sonhada e prometida no Livro do Gênesis: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela” (Gn 3, 15). A uma apenas adolescente, Deus pediu uma resposta de gente grande: “Eis a escrava do Senhor, fala-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Ela foi elevada ao Céu em corpo e alma, sem sofrer a corrupção do sepulcro após a morte. Nela já se realizou a promessa contida na palavra do Apóstolo: “Quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade e este ser mortal estiver vestido de imortalidade, então estará cumprida a palavra da Escritura: a morte foi tragada pela vitória” (1 Cor 15, 54).


Dom Alberto Taveira Corrêa - Arcebispo de Belém - PA

sábado, 20 de agosto de 2011

Aniversário de Pe. Erivon

"Todo aquele que tiver deixado casa, irmãos ou irmãs, pai ou mãe, mulher ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá o cêntuplo e a vida eterna" (Mt 19, 29). 

"Na verdade vos digo, que não há quem deixe, pelo reino de Deus, casa, pais, irmãos ou mulher que não receberá... a vida eterna" (Lc 18, 29-30)



Foi com muita alegria que celebramos o Natalício de Pe. Erivon Maia, nesse dia 19 de agosto de 2011. Itaú, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes prepararam uma linda festa surpresa para homenagear o pároco local. Confira algumas fotos:

Malu e Maria das Graças (CPJ)
Andreia e Luiz (ECC)
Tereza Cristina (Ministra/ Catequista) e seu filho Rodrigo
Dilma e Ilo (ECC)


Damos graças a Deus pelo dom da sua vida e pelo sacerdócio... Deus te abençoe, Jesus te fortaleça!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

I Semear Fest \o/ Simbooooooora!



A Paróquia Nossa Senhora das Dores realiza no dia 09 de setembro a primeira micareta católica de Itaú. O Evento acontecerá no período da festa da padroeira e contará com as seguintes atrações:

Banda Divina Luz e DJ Tatá da @comshalom \o/

O primeiro lote está a venda até o dia 30 de agosto. Reserve o seu! Adquira o seu abadá agora mesmo ao preço de R$ 10,00 ligando (84) 9980 7762 ou se preferir (em Severiano Melo), você pode reservar o seu com (o JASC) Malu Martins, Evilene Paiva ou Iara Ferreira. Vamos juntos! O Senhor tem uma "chuva de graças" para você nessa festa inigualável! 


terça-feira, 16 de agosto de 2011

#JMJ2011

'Firmes na fé. Enraizados e edificados em Cristo'


Demos graças a Deus pela Jornada Mundial da Juventude, pelo dom da vida de Sergio e por todos os milhares de jovens do mundo inteiro, que estarão durante esses dias enraizando e edificando a fé em Cristo num encontro com o Papa Bento XVII e com a Santa Igreja Católica. Todos nós que aqui ficamos, nos unimos em oração, vigília e interseção. Vamos rezar juntos em Ação de Graças...

-

Amigo e nosso Senhor Jesus Cristo
como és grande!
Com as Tuas palavras e obras revelaste-nos
Quem é Deus, Teu Pai e Pai de todos nós
E quem Tu és: nosso Salvador
Tu nos chamas a estar conTigo.

Queremos seguir-Te onde quer que vás
Damos-Te graças pela Tua Encarnação
És o Filho Eterno de Deus, mas não Te incomodou humilhares-Te e fazeres-Te homem
Damos-te graças pela Tua Morte e Ressurreição
Obedeceste à vontade do Pai até ao fim
E por isso és Senhor de todos e de todas as coisas
Damos-Te graças porque na Eucaristia ficaste entre nós
A Tua Presença, o Teu Sacrifício, o Teu Banquete
Convidam-nos a sempre nos unirmos a Ti
Chamas-nos a trabalhar conTigo
Queremos ir onde Tu nos enviares
A anunciar o Teu Nome, a curar em Teu Nome, a acompanhar os nossos irmãos até Ti

Dá-nos o Teu Espírito Santo, que nos ilumine e fortaleça
A Virgem Maria, a Mãe de Deus que nos deste na Cruz anima-nos
A fazer o que Tu nos dizes
Tu és a Vida!
Que o nosso pensamento, o nosso amor e o nosso trabalhar tenham as suas raízes em Ti!
Tu és a nossa Rocha!
Que a fé em Ti seja o fundamento sólido de toda a nossa vida!

Pedimos-te pelo Papa Bento XVI, pelos Bispos
E por todos os que preparam a Jornada Mundial da Juventude em Madrid
Pedimos-te pelas nossas famílias, pelos nossos amigos
E em especial pelos jovens que te vão conhecer neste encontro
Pelo testemunho firme e gozoso da fé. Amém!


domingo, 14 de agosto de 2011

Feliz Dia dos Pais!

"A família é formadora de valores humanos e cristãos".


Um dos valores a serem destacados é a figura do pai, muitas vezes, desgastada pela dificuldade com que se olha ao redor, pondo em relevo mais as experiências negativas do que a quantidade de homens que descobriram e vivem de forma tão silenciosa quanto verdadeira a sua vocação e a sua missão. (...) Ser pai é uma vocação, uma graça especial dada por Deus, para a qual o homem deve preparar-se, percorrendo as etapas de seu amadurecimento, chegando à capacidade de doar-se. (...) Olhe para o alto, para aquele que é “o” Pai (cf. II Cor 6, 18), pois somente quem sabe ser filho aprende a ser pai, o que significa saber ouvir, não ser o dono da verdade, perguntar, aprender sempre de novo e aprender mais.


Nosso agradecimento a todos os homens que descobriram esta maravilhosa vocação. A eles chegue também nossa bênção, que desejamos estendida a todas as famílias!  

Dom Alberto Taveira Corrêa 




sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Festa de Nossa Senhora da Saúde


"Confiar em Deus e seguir seus ensinamentos. É o que nos pede Jesus" 

Será este o sub-tema da 8ª noite de Novena na Comunidade de Ipoeira. Nesse sábado, dia 13 de agosto, todos os jovens estão convidados para louvar e exaltar o nosso Deus. Às 17:00 haverá encontro com a CPJ (Coordenação Paroquial de Juventude) e a partir das 19:00 será celebrada a Novena. Venha conosco... 

Será uma ALEGRIA receber você!

#DiaInternacionaldaJuventude !

 Carta de Dom Bosco à Juventude 


''O demônio tem normalmente duas artimanhas principais para afastar da virtude os jovens. A primeira consiste em persuadi-los de que o serviço de Deus exige uma vida triste sem nenhum divertimento nem prazer. Mas isto não é verdade, meus caros jovens. Eu vou lhes indicar um plano de vida cristã que poderá mantê-los alegres e contentes, fazendo-os conhecer ao mesmo tempo quais são os verdadeiros divertimentos e os verdadeiros prazeres, para que vocês possam exclamar com o santo profeta Davi: “Sirvamos ao Senhor na santa alegria''.

A segunda artimanha do demônio consiste em fazê-los conceber uma falsa esperança duma longa vida que permite converter-se na velhice ou na hora da morte. Prestem atenção, meus caros jovens, muitos se deixaram prender por esta mentira. Quem nos garante chegaremos à velhice? Se se tratasse de fazer um pacto com a morte e de esperar até então... Mas a vida e a morte estão entre as mãos de Deus que dispõe de tudo a seu bel-prazer.

E mesmo se Deus lhes concedesse uma longa vida, escutai, entretanto, sua advertência: “o caminho do homem começa na juventude, ele o segue na velhice até a morte”. Ou seja, se, jovens, começamos uma vida exemplar, seremos exemplares na idade adulta, nossa morte será santa e nos fará entrar na felicidade eterna.

Se, pelo contrário, os vícios começam a nos dominar desde a juventude, é muito provável que eles nos manterão em escravidão toda a nossa vida até a morte, triste prelúdio a uma eternidade terrível.

Para que esta infelicidade não lhes aconteça, eu lhes apresente um método vida alegre e fácil, mas que lhes bastará para se tornarem a consolação de seus pais, a honra de pátria de vocês, bom cidadãos da terra, em seguida felizes habitantes do céu...

Meus caros jovens, eu os amo de todo o meu coração e basta-me que vocês sejam para que eu os ame extraordinariamente. Eu lhes garanto que vocês encontrarão livros que lhes foram dirigidos por pessoas mais virtuosas e mais sábias que em muitos pontos, mas dificilmente vocês poderão encontrar algum que o ame mais que eu em Jesus Cristo e deseja mais a felicidade de vocês.

Conservem no coração o tesouro da virtude, porque possuindo-o vocês têm tudo, mas se o perderem, vocês se tornarão os homens mais infelizes do mundo. Que o Senhor esteja sempre com vocês e que Ele lhes conceda seguir os simples conselhos presentes, para que vocês possam aumentar a glória de Deus e obter a salvação da alma, fim supremo para o qual fomos criados. Que o Céu lhes dê longos anos de vida feliz e que o santo temor de Deus seja sempre a grande riqueza que os cumule de bens celestes aqui e por toda a eternidade.

Vivam contentes e que o Senhor esteja com vocês. Seu muito afeiçoado em Jesus Cristo''.
Fonte: "Especial Dom Bosco - Canção Nova"

domingo, 7 de agosto de 2011

Palavra do Bispo

Todo amor termina em vocação


“O mês de agosto sempre nos traz presente a reflexão sobre as vocações. Todas elas são importantes, porque todas elas vêm de Deus, é sempre Ele que toma a iniciativa, como o próprio Jesus nos revelou: ‘Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto’ (Jo 15,16).

A nossa Diocese se alegra por receber, (...) mais um presbítero, mais um irmão que vem fazer parte desta família que é o presbitério. (...) É o jovem Charles Lamartine, natural de Pau dos Ferros, (...) Agradecemos a Deus pelo dom da vida deste irmão, pela sua vocação, pela sua resposta ao Senhor da Messe, agradecemos a sua família por esta entrega generosa e damos a ele as nossas boas vindas nesta família. Por isto, pedimos a oração de todos pela sua fidelidade e para que o Senhor faça surgir muitas outras vocações para o serviço pastoral nesta Igreja particular tão carente de padres que possam incentivar e animar todas as vocações.

(...) Parabéns a todos os padres, a todos os pais, aos religiosos e religiosas, sobretudo aos que trabalham em nossa Diocese, a todos os leigos e leigas, todos catequistas. Muito obrigado pelo dom das suas vidas. Que a Trindade Santa vos faça perseverar na vocação recebida e que juntos possamos construir o Reino de Deus em nosso meio."


Dom Mariano Manzana  -  Bispo Diocesano
Fonte: "A Luz" - Informativo Mensal - Ano VII- nº 44 - Agosto de 2011 
Diocese de Santa Luzia de Mossoró








sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Festa de Nossa Senhora da Saúde

A Comunidade de Ipoeira no município de Severiano Melo, está em festa! Iniciou hoje a "Festa de Nossa Senhora da Saúde", a Missa de abertura foi celebrada pelos sacerdotes Pe. Flávio Augusto (Vigário Geral ), Pe. Erivon Maia e contou com a participação de muitos fiéis. Neste ano a comunidade reflete o tema: "Maria, Mãe Missionária no serviço da Igreja". Até o dia 15 de agosto somos convidados a celebrar com toda a comunidade!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dia do Padre

Chamado para ser servo de Deus, um sacerdote, um 'pai'


O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, festa de São João Maria Vianney.

“Ser padre é ser “pai” de uma comunidade inteira. Como tal, é o homem da Palavra de Deus, da Eucaristia, do perdão e da bênção, exemplo de humildade, penitência e tolerância. Sua missão é construir comunidades, entender a alma humana e perdoar os pecados, evangelizar, unir e alimentar a comunidade pela Eucaristia.”

Louvamos a Deus pelo sacerdócio do Padre Erivon, nosso pastor. Pela vocação sempre disponível do nosso (filho da terra) Vigário Geral Padre Flávio Augusto. Pelos ensinamentos de Padre Netinho, e por todos os Padres que passaram por nossa Paróquia... Todos eles nos deixaram mais próximos de Deus... 

- O nosso Muito OBRIGADO!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

II Encontro CPJ

Acontecerá nesse Domingo (Dia do Senhor), 31 de julho, o II Encontro da CPJ (Coordenação Paroquial de Juventude) às 8:00hs na "Capela de Santa Luzia" em Boa Vista, Severiano Melo. A pauta do encontro estará voltada para o "Encontrão de Carisma" e "JMJ - Sergio". Shalom!

"Minha Vida por Cristo"


Quando penso no mundo,
que se desvanece e morre
pela falta de Cristo;

Quando penso no caos profundo
em que se despenca
a inquieta e cega humanidade
pela falta de Cristo;

Quando me encontro
com a força da juventude
apática e destroçada
na própria primavera da vida
pela falta de Cristo,
não posso sufocar as queixas
de meu coração.

Quisera multiplicar-me, dividir-me,
para escrever, pregar,
ensinar Cristo.
E do espírito mesmo do meu espírito
brota contundente e único grito:

Minha vida por Cristo!


Beato João Paulo II

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Que música devo ouvir?

O que a música que você ouve causa em seu interior?



"Hoje vou falar sobre algo delicado que, há muitos anos, é causa de muita polêmica nas reuniões dos ministérios de música: Que tipo de música devemos ouvir?

Para ter uma resposta mais adequada sobre isso é preciso entender que a música exerce um "poder" sobre quem a escuta. Isso é de fácil identificação para nós músicos, pois, quando estamos tocando ou cantando, podemos sentir alterações em nossos sentimentos ao executarmos determinados acordes. Um exemplo básico disso: Um acorde menor é facilmente relacionado a expressões mais tristes, como na Semana Santa a canção da Via-Sacra: "A morrer crucificado, meu Jesus é condenado". É uma canção que expressa grande tristeza e basicamente tocada em tom menor. Já a tonalidade maior expressa mais alegria, claro que não só alegria, mas como disse acima, estou exemplificando de forma básica. Um acorde com 7º em determinadas aplicações revela algo indeterminado esperando uma resolução que basicamente seria a tônica maior da harmonia.

Esses exemplos são sentidos por todos os músicos que, de fato, ouvem e apreciam a música, mas indo além, uma matéria, em um site de notícias na internet, afirma que cientistas revelam que a música pop teve grande influência entre competidores de uma meia maratona no Reino Unido, aumentando a performance destes na corrida. A música tem poder de criar "tribos", de fazer com mudemos o estilo de cabelo, que usemos roupas nada convencionais, até mesmo de estimular o uso de drogas, entre outros. Por outro lado, também tem o poder de incentivar e aumentar a fé. Entre nós músicos católicos costumamos dizer que a música é 70% do grupo de oração devido ao grande poder que ela tem de preparar o ambiente para a oração, pregação da Palavra, adoração, e assim por diante. Daí a importância da música ungida.


Bom, sabendo desses poucos fatores, o que ouvir? Com o que alimentar meus ouvidos, ego, ser, inteligência? Existem os defensores de que devemos ouvir o que tocamos, existem os defensores de que devemos ouvir somente músicas cristãs.

Monsenhor Jonas Abib diz que devemos deixar de lado as músicas mundanas e buscar no Espírito Santo de Deus inspiração. As músicas denominadas "raiz" e instrumentais podem ser ouvidas, desde que sejam bem escolhidas. O poder que você tem de fazer escolhas e a graça que o Espírito Santo lhe dá por meio da oração individual e sua espiritualidade serão o termômetro para aquilo que você ouve.

Mas está "na cara" que não dá para ter, em sua coleção musical, CDs e DVDs que levem ao sexo, à violência, ao uso de drogas, à pornografia, à infidelidade, etc., coisas que vão contra a sua fé. Portanto, 50% das músicas executadas hoje por grandes artistas já devem ser eliminadas da coleção musical do músico cristão. Existem por outro lado, músicas boas, que falam de boas coisas e trazem boas influências, sem falar de Deus diretamente. Assim como há músicas que falam de amor sem expressar um amor barato, para satisfação pessoal. Posso até afirmar como o saudoso padre Léo: "Tem gente que fez a música falando de amor a uma mulher, mas, na realidade, buscava o amor de Deus sem saber".

Então você vai me perguntar: "E aí, André? Essas músicas posso ouvir?" Eu lhe respondo com outra pergunta: O que essa música causa em você? Causa melancolia, o faz relembrar o passado, o beijo que lembra o abraço, que lembra... Ela o faz lembrar-se do passado triste e amargo, da humilhação vivida? O que ela causa em você? A nossa boca fala e canta e nosso ser expressa do que está cheio nosso coração. Se ouço o dia todo músicas que me levam ao pecado, nem que seja em frases escondidas, fatalmente eu cairei naquele pecado mais cedo ou mais tarde. O que ouço passa a ser influência sobre o que toco e canto. Então se ouço boas coisas, tocarei e cantarei boas coisas. 


Não posso dizer para você que ouça ou não ouça determinado cantor ou banda, mas posso lhe perguntar: O que você escuta tem ido ao encontro da fé que você professa, dos jovens que você quer salvar e do povo que você quer evangelizar? 

Reze, busque Jesus em adoração, talvez seja o momento de fazer uma grande mudança de influências musicais.

Deus o abençoe! Eu continuo lutando!"



 André W. Florencio
Missionário da Comunidade Canção Nova

segunda-feira, 18 de julho de 2011

"Não adie o encontro com a sua Felicidade!"


JESUS convida você para passar uma tarde com Ele, vamos juntos?!

#Oração
#Adoração
#Testemunho
#Louvor
#Amizade
#VidaNova
#FELICIDADE!
    
      SÁBADO, 23 de julho de 2011, às 16:00hs (quatro da tarde) no "Salão Paroquial Pe. Manoel Balbino" - ao lado da Igreja Nossa Senhora das Graças, Severiano Melo- RN.


Realização: Jovens Amigos Servos de Cristo! 
Minha foto
Juventude Católica de Severiano Melo - Paróquia Nossa Senhora das Dores de Itaú. Acreditamos no que disse o #BeatoJoãoPauloII: O mundo não precisa de muros que nos separam, precisa de pontes para gerar unidade o/